Publicada em 22/02/2009 às 23h15m
O GloboRIO - Após a denúncia publicada na edição deste domingo no GLOBO, de que pelo menos 300 oficiais e praças da Polícia Militar, que estão na ativa, sendo 60 deles com patentes que vão de tenente a coronel, fazem segurança privada no carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a Subsecretaria de Inteligência e o Serviço Reservado da PM decidiram abrir investigação conjunta para apurar o caso. A determinação do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, é de que os oficiais identificados no esquema sejam afastados de cargos de comando e de postos estratégicos na hierarquia da corporação. É o que mostra reportagem de Sérgio Ramalho na edição desta segunda em O Globo.
Os oficiais são arregimentados pelo coordenador de segurança da Liesa, coronel da reserva da PM Celso Pereira de Oliveira, e recebem diárias que variam de R$ 350 a R$ 850, através de Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA)...
Para o secretário Beltrame, é inadmissível a participação de oficiais da PM no "bico" para a Liesa, entidade criada e que ainda mantém em seu conselho superior integrantes da cúpula da contravenção no Rio. Entre eles Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães; e Aniz Abrahão David, o Anísio da Beija-Flor, que respondem em liberdade a ações na Justiça Federal por lavagem de dinheiro, descaminho, corrupção ativa e exploração de jogo, entre outros crimes.
Na opinião do secretário de Segurança, um oficial que recebe cerca de R$ 3 mil e ocupa um cargo estratégico não pode fazer "bico". Beltrame admite que a questão salarial pode até ser alegada por um praça, mas não por um oficial. O secretário compara ainda a média de salários nacional com o valor recebido por um oficial:
- Na realidade brasileira, o salário de um oficial fica dentro de uma média, comparando com o valor pago a profissionais liberais. Essa não é uma questão apenas financeira. A iniciativa privada sempre vai pagar mais que o estado. É preciso estabelecer normas de disciplina para que um comandante ou subcomandante de batalhão, ou mesmo um oficial que atue em outras áreas da corporação, não trabalhe, mesmo que indiretamente, para um evento que tem ligações históricas com a contravenção - afirma Beltrame.
O digníssimo secretário, antes de cobrar aos Oficiais de não fazer 'bico', visando complementar sua renda ridícula, devia se lembrar que ele recebe, somente como Delegado de Polícia Federal, um salário superior à 10 mil reais, mesmo não atuando nessa função. Ou seja, eu, com meus impostos, pago o salário para ele investigar crimes federais, mas, na verdade, ele fica aqui adido como Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, ganhando em média mais 8 mil reais. Isso sem contar com as viaturas à disposição dele e da família com seguranças (inclusive para levá-los ao Maracanã), entre outras regalias.
Não sei quem paga o aluguel do apartamento do nobre secretário na Barra da Tijuca, muito menos se é próprio, mas seria bom o mínimo de conhecimento dele que, com um salário de 3 mil reais, não se consegue fazer um financiamento ou se pagar um aluguel nem na Zona Norte, obviamente tendo uma família com um filho. Será que ele sabe o que é ganhar 3 mil reais, pagando aluguel, colégio, água, luz, gás, condução, comida?? Ahhh, claro. Vamos todos para a favela, porque lá tem TV a cabo quase de graça (pedida por ele à NET), não se paga impostos ou serviços e, depois do carnaval, terá até internet WiFi (sem fio) gratuita, dada pelo Governo do Estado.
Parece que as alegações dele sobre o particular pagar melhor que o privado não valem para si, pois sinceramente gostaria de saber onde ele ganharia o que ganha, com todas as mordomias, na iniciativa privada. Me pergunto: será que o nobre secretário teria competência para ganhar 18 mil reais (ou mais), com tantos benefícios extras, na iniciativa privada?? Porque, para o que ele foi contratado aqui no Rio, ainda não resolveu nada, mesmo depois de dois longos e penosos anos.
Ele deveria, também, como Secretário de Segurança, não somente agir sobre os Policiais Militares acusados pelo O Globo, porque lá, fazendo Segurança para a LIESA, coordenada por bicheiros, também, em tese, já teriam existido (ou existem, não sei) Delegados (da Polícia Civil e da Federal que entram ganhando mais de 6 mil reais mensais), agentes (PC e PF), militares federais (praças e oficiais), agentes penitenciários, etc. Por que ele não toma atitude perante essas autoridades também? Por que ele não determina à Secretaria de Segurança fazer um relatório de todas as autoridades que lá trabalham e pune quem pode punir e encaminha, quem não é da alçada dele, para os órgãos competentes?? Seria porque bater no PM é sempre mais fácil?? Afinal, é um miserável que no máximo ganha 3 mil reais por mês (isso eu, Capitão, com 12 anos de serviço) e sempre diz "sim, senhor".
Agora, se ele considera a LIESA um órgão que anda na ilegalidade, como pode essa mesma entidade, em tese, oferecer camarotes às Polícias Civil e Militar, que são frequentados pelas mais altas autoridades de cada Corporação? Como essa entidade, em tese, oferece Camarotes à Prefeitura e ao Governo do Estado?? Como um Presidente, um Governador e um Prefeito podem aceitar em ir ao desfile sabendo que quem está por trás dele são banqueiros do jogo do bicho, mafiosos, todos citados pelo nobre Secretário? Não seria uma controvérsia?? Ou essas autoridades não foram avisadas pelo sr. Beltrame que o Carnaval do Rio de Janeiro é controlado por esses que ele falou? Reparem que o nobre prefeito Eduardo Paes encontra-se com um crachá que em outra foto mais próxima parece ser da mesma LIESA, que lhe dá livre acesso a todos os lugares do Sambódromo.
O Secretário de Segurança Pública, que está desviado da função pela qual fez concurso público, que ganha quase 20 mil reais por mês além de seguranças para si e para família, viaturas, combustível, etc, deveria estar mais preocupado com aqueles oficiais e praças que NÃO TRABALHAM FORA NA SUA FOLGA. Porque ninguém (ou quase) está satisfeito com o salário que recebe, mas alguns ficam adidos ganhando uma gratificação, como faz o sr. Beltrame, outros trabalham nas suas poucas folgas para dar uma condição de vida digna para sua família. Mas existem outros policiais, que mesmo ganhando muito mal não fazem nada, que não trabalham extra Corporação, que não pedem aumento, que não estão insatisfeitos. Por que será? Qual será o policial que a população quer??
Para recordar o que o nobre Delegado de Polícia Federal Beltrame pensa de nós, não deixem de ler as declarações dadas em janeiro de 2008 clicando aqui. E o repórter do Jornal O Dia que fez essa entrevista alegou, à época, que ele falaria muito pior da Polícia Militar, era só dar um pouquinho mais de corda, o que não foi feito.
PS: Antes que falem, nunca fiz segurança da LIESA. Porém, devido ao salário ridículo que recebo, seria sim possível eu fazer. Em 4 dias iria tirar mais da metade do que ganho em um mês. Estaria errado em trabalhar para dar uma condição melhor para a minha família??
14 comentários:
Luiz, excelente a sua abordagem, de uma clareza e objetividade impressionantes. no entanto, a história será contada sempre do seguinte ponto inicial: o Estado é o maior criminoso q existe. ñ se esqueça disso. abraço e q Deus lhe abençoe.
Apoiado! É muita hipocrisia de quem deveria tomar posições com intuito de ¨melhorar¨ a PMERJ.
A subserviência de hoje será a independência do futuro.
Asp 2005.
APOS UM ANO, CADE AS MUDANCAS?????????
MUITO BOM SEU COMENTÁRIO,ESSE SENHOR DEVERIA OLHAR A SUA VOLTA ANTES DE FALAR DA PMERJ.MAS LHE DIGO A CULPA É DESTA SOCIEDADE HIPÓCRITA.
JOÃO TEIXEIRA
capitao, discordo parcialmente do Sr. em hipotese nenhuma deve-se fazer segurança em eventos patrocinados por bicheiros. isso inclui tb policiamento extraordinario.
ass.: hyppolite leon denizard rivail
Opa, meu amigo. Se é um evento patrocinado pelo crime organizado e quadrilhas, segundo você mesmo diz, como pode então um Presidente da República, mais de um Governador e vários prefeitos comparecerem?? Como pode um Secretário de Segurança, comandante imediato das Polícias Civis e Militares participar da "festa" levando vários familiares para a bocada???
Se o evento é ilegal, que se acabe com a LIESA e não permita o envolvimento de BANDIDOS nele.
Cobrar do Policial Militar que está ali trabalhando para dar uma vida melhor para a família, é mole. Cobrar das autoridades atitudes no mínimo iguais as que exigem dos subordinados é bem mais difícil. Né??
Luiz, dê uma olhada nesse blog http://cbmerjalerta.blogspot.com/, veja o texto redigido por um DELPOL/RJ. acho q valea pena comentar. abraço
Luiz, dê uma olhada nesse blog http://cbmerjalerta.blogspot.com/, veja o texto redigido por um DELPOL/RJ. acho q valea pena comentar. abraço
MUITO BOA SUA RESPOSTA SR CAPITÃO,ESTAMOS NO MEIO DE HIPÓCRITAS.
JOÃO TEIXEIRA
acho q o sr nao alcançou o que eu queria dizer... quis dizer q nao tinha q ter policia ali, nem fazendo seg particular nem nada, alias, o dado dolabella foi pego cheirando no banheiro do camarote, enquanto o del pol beltrame estava no mesmo recinto. isso pode? nao feriria o "pundonor"? participar de festinhas com chincheiros?
ass.: hippolyte leon denizard rivail
Me desculpe. Realmente não tinha entendido que você queria dizer isso.
Concordo plenamente que não deveria haver policiamento ali dentro, mas por um motivo diferente: pelo simples fato de ser um evento particular destinado a lucro. Portanto, o que deveria haver internamente, seriam seguranças particulares. Da mesma forma nas partidas de futebol ou outros esportes. A polícia é usada para agir em um evento totalmente privado.
Se o carnaval é feito pelo crime organizado, acho que a Secretaria de Segurança deveria determinar investigação séria e, comprovando, a prefeitura acabar com a baderna. Se há dúvidas, autoridades não poderiam NUNCA comparecer em tal evento.
Será que o nobre Secretário de Segurança iria prender o ator em flagrante?? Afinal, iria gerar um estresse entre os organizadores (que também agiram errado, pois deveriam ter chamado o policiamento). E não esqueçamos que o Dr. Beltrame foi convidado para o Camarote e levou vários parentes. Será que seria chamado ano que vem se acontecesse esse problema?
O SALÁRIO MÍNIMO em vigor desde o dia 1º de Fevereiro de 2009 é R$ 465,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais)
SOLDOS DA PMERJ em situação de irregularidade:
1º Sargento ------------- R$ 461,89
2º Sargento ------------- R$ 419,30
3º Sargento ------------- R$ 381,44
Cabo -------------------- R$ 330,32
Soldado ----------------- R$ 286,78
O soldo é o salário dos militares!!
Governador, CUMPRIR A LEI NÃO É OPCIONAL! Trata-se de um direito do PM do Rio.
Antes da Fusão (em 15 de março de 1975), o Soldado PM ganhava 10 (dez) salários mínimos (hoje seriam R$ 4.650,00)!
O Salário Mínimo Necessário (Janeiro de 2009), de acordo com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, é: R$ 2.077,15 (dois mil e setenta e sete reais e quinze centavos).
Portanto, o Governo do Estado do Rio de Janeiro não está respeitando a nossa CARTA MAGNA de 1988.
A Carta Magna brasileira deve ser respeitada desde o primeiro instante de sua concepção.
JOÃO TEIXEIRA
O BABU PODE SER ISSO E AQUILO,MAS A DECLARAÇÃO DELE NA ALERJ MERECE APLAUSOS,ENTRETANTO ESSE TAL DE MELO E FREIXO MERECEM UMA VAIA.VOU PEDIR A ELES QUE USEM AS ARMAS LETAIS NA CASA DELES.LEIAM A MATERIA DO O DIA.
03/03/2009 20:12:00
Alerj derruba veto de Cabral a projeto de armas não-letais
Rio - Os parlamentares da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubaram, nesta terça-feira, por 50 votos a quatro, o veto do governador Sérgio Cabral ao Projeto de Lei 421/07, que estabelece o uso preferencial de armas não-letais pelas forças de segurança do Estado. A proposta, de autoria do deputado Paulo Melo (PMDB), não especifica em quais situações o armamento deveria ser utilizado.
O governo justificou o veto informando que o uso de armas não-letais requer treinamento específico e que os policiais já são treinados para apenas recorrerem ao uso de armas de fogo em último caso. Melo afirmou que a lei é necessária para impedir excessos por parte dos agentes de segurança. Ele disse ainda que não vê problemas em ter sua lei vetada por Cabral, que também é do PMDB.
"Isso é a coisa mais normal do mundo. O governador vota por mecanismos técnicos. Até no Supremo Tribunal Federal os ministros divergem na interpretação das leis", disse. A derrubada do veto do governador gerou discussões entre os parlamentares no fim da tarde desta terça-feira.
O deputado estadual Babu (PT) afirmou que o projeto de lei "fica muito bom na França e na Inglaterra, mas na cidade do Rio de Janeiro a realidade é outra". Já o deputado Marcelo Freixo (Psol) disse que o veto do governador mostra o quanto que ele não sabe como a polícia atua na segurança.
O projeto de lei voltará agora para a sanção do governador Sérgio Cabral. Caso ele se recuse a sancionar, a lei poderá ser promulgada pela presidência da Alerj.
MEIRELES
coloquei na mesa do Sr. uma postagem do JORNAL DO BRASIL, relatando um comentario do secretario de segurança falando à respeito disso...
o intereçante que ele voltava atrás em um comentário na alerj.
o pior se ele mesmo concorda com os baixos salarios e falta de condiçoes de trabalho porque ele não coloca seu cargo à dispodição do governador?
o pior é que no carnaval todo mundo ganha menos o policial que está ali em um evento particular que gera renda e que não é só para os cofres publicos.
ou será que alguem paga todo o efetivo empenhado e alguem mete a mão?
Postar um comentário