Primeiro Colocado - Categoria Política.

As Melhores do Final de Ano

Enquanto as coisas esquentam na Zona Oeste, com dois, em tese, milicianos mortos, e um Delegado acusado de uma tentativa de homicídio pela vítima, continuo analizando as novidades do ano novo, iniciadas no ano velho.

Enquanto os soldados policiais militares da maioria das unidades operacionais, ou não, continuam ganhando seus irrisórios 1000 reais, um destaque são para as categorias de PM's mega-especialistas ou experimentais.

Primeiro tivemos o anúncio do aumento da gratificação dos policiais militares do BOPE de 500 para 1000 reais. Não que um Soldado do BOPE desmereça ganhar um salário digno. Absolutamente não estou falando isso. Mas por que o policial do BOPE, que arrisca a sua vida diariamente, é melhor ou pior que o policial do 1º, 2º, 30º BPM, que também arrisca a vida diariamente??

Analizando dessa forma, o ideal é que, então, não tivéssemos policiais, como chamados pelo BOPE, "convencionais"(barriga azul). Deveria toda a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ser um GRANDE BOPE, onde todos fossem mega-super-hiper-treinados e ganhassem bem.

Então por que não somos?? Por que desmerecemos a gratificação dada ao BOPE? Por que o policial que arrisca a vida na R.P. ou na cabine não merece também ganhar mais 1000 reais?

E se no próximo curso do BOPE (CAT/COESP) todos os aptos da Polícia Militar se inscrevessem? Afinal, todos querem ganhar 1000 reais a mais. Ou alguém que me lê não quer??

Imaginem um Batalhão TODO se inscrevendo para o COESP. E todos sendo apresentados para realização dos exames para tal... Aí o Batalhão ficaria sem os "convencionais" durante esse dia de teste. Na área dessa unidade não haveria a viatura do setor, o policial da cabine, o patrulheiro a pé, a PATAMO, etc. E aí?? Sem policiamento, o que se faz?? Chama o BOPE??

Obviamente muitos virão aqui me criticar, mas como sempre falei, prefiro expor minha opiniões para todos do que ficar, como a maioria fica, reclamando pelos cantos e fazendo fofoca pelos corredores.

Óbvio que não estou dizendo que os policiais militares do BOPE deveriam recusar tal gratificação. Se eu estivesse lá também aceitaria, como qualquer outro que me lê agora. Porém, entre eu aceitar, até porque estamos todos ganhando miseravelmente, e concordar com o modelo é bem diferente. Todos devemos ganhar bem, pois o serviço de cada integrante da Polícia Militar é importante. Todos representamos a mesma Instituição.

Não é assim que vemos em vários Batalhões? Quando existe um espelho sempre está escrito: "Você reflete a PM". Então o reflexo dos gratificados é mais bonito? Ou é só para, se der algum problema, poder ameaçar os militares de perder a gratificação?

Continuando no assunto gratificação, mais gente vai receber. Os recrutas do CFAP, os quais ministrei instrução, também serão gratificados com singelos 500 reais. Para tanto, basta que com toda a sua experiência adquirida no CFAP, se dignem a ocupar uma favela na Zona Sul. Afinal, é o novo "modelo de policiamento" do Governo do Estado.

Lembro de quando era recruta ouvir as estórias que não colocavam esses novatos para subir favelas. Eles sempre, como os também Aspirantes, eram preservados por sua falta de experiência em incurssões. Hoje em dia se faz o oposto, os colocam como primeiro serviço a ocupação de uma favela. A desculpa?? "Não estão com vícios". Gostaria que as autoridades falassem diratamente o que são esses vícios. O que querem dizer?? Será que eu sou viciado também, já que tenho quase 12 anos de serviço??

Hoje um Soldado, tanto esses recrutas como os do BOPE, ganha mais do que um Sargento cursado, ou um Aspirante ou Tenente. Só na nossa empresa que os que tem função de comando ganham menos do que os que não tem.

Além disso, repetindo as palavras de um comentarista do jornal O Globo, a fórmula do novo "modelo de policiamento" do Estado é incrível. Coloca-se 120 recrutas para ocupar uma favela (nem contando com os mais antigos) para terminar com o tráfico. Considerando que só a cidade do Rio de Janeiro, segundo estudo da prefeitura, têm 750 favelas, seria necessários "apenas" 90.000 mil novos recrutas ('sem vícios") para ocupar e acabar com o tráfico nas favelas do Rio de Janeiro. Molezinha...

Claro que alguns dirão que existem favelas que não têm tráfico ou que não são tão grandes. Ok, ok... Vou diminuir esse número. Precisaremos somente de mais uns, digamos, 50 mil recrutas?? Muito mais fácil!!! Grande idéia!!!

Na foto abaixo podemos reparar o número de favelas espalhadas somente pela cidade do Rio de Janeiro. Este estudo foi feito também pela prefeitura do Rio e mostra o quão sério e grande é a questão da favelização e ocupação irregular do território carioca. Cadê o Choque de Ordem do novo prefeito nesses locais?


Nos próximos posts comentarei detalhes da Polícia Militar de São Paulo. Escreverei sobre salários, gratificações, serviços, termo circunstanciado, etc. Tive uma conversa ótima, de mais de uma hora, com um Soldado e um Cabo da Polícia de lá.

Pena que não dá para mudar de Estado...

21 comentários:

Anônimo | 6 de Janeiro de 2009 19:10

Vc se esqueceu do PROERD, do GAM do PPMM da SESEG, do Palácio...
E vem mais gente a ser gratificada, é só esperar.

LUIS CLAUDIO | 6 de Janeiro de 2009 21:56

Luiz, acompanho diariamente sua árdua missão em divulgar as necessidades básicas do Policial.
É difícil mudar somente com as palavra, mas continua que alcançará seus ideais.

Lopes

Luiz Alexandre | 6 de Janeiro de 2009 23:01

Eu não esqueci. Não queria comentar sobre esses, porque cada comentário que faço sobre gratificações são novos inimigos que consigo.
Impressionante como a miserabilidade nos joga uns contra os outros. E quando você critica a forma o cara acha que você está com inveja e querendo prejudicá-lo.
Mas não é exatamente isso que o Governo quer? Nos dividir?? Dizer que uns merecem mais que outros e quem reclamar é porque não é "companheiro" ou somente está com inveja?
Vide o comentário que fiz sobre o GAM, no Blog do Maj Wanderby, e os ataques que me fizeram.
Caso não saiba do que estou falando, leia a postagem "Pingo em alguns I's". E o mais triste de tudo é ver comentários dos gratificados dizendo:
"E não se preocupe pois nenhum Oficial do GAM vai te bater quando te encontrar na Rua, não somos moleques!";
"Eu tenho pena de vcs de verdade, pois hj eu posso dizer que tenho outra profissão, não dependo mais da PMERJ pra porra nenhuma, e sinto muito pq da forma que vcs querem mudar as coisas a única coisa que vai acontecer é sobrar cadeia pra todo mundo... e continuem na MERDA que se encontram";
"Uma pena minha gratificação bateu na conta ontem...E niguém cala esse chororô...é uma MERDA, ser um MERDA!!!!"
Essas são os tipos de manifestações exatamente esperadas pelo nosso Governo.. Se ele paga uma gratificação à alguém, ele espera que esse alguém o defenda com unha e dentes.
Mas é isso aí. Tenho certeza que no fundo a maioria, apesar de não admitir, sabe que isso está errado e se sente mal vendo a miséria que o companheiro que não foi premiado vive.

Amigo Lopes, obrigado por acompanhar diariamente o Blog. Por que nunca escreveu um comentário antes?? Um abraço para você.

Anônimo | 7 de Janeiro de 2009 01:03

Luiz, como sempre, vc foi lúcido, coerente, objetivo e inteligente.

Ouso entretanto fazer apenas um único reparo ao seu artigo.

Quando vc diz que não depende mais da PMERJ, vc está errado.

E digo isso porque eu, às vezes, também cometo esse erro, dizendo quase que a mesma coisa, só o que muda é que, em vez de PMERJ, eu digo PCERJ.

Mas nós dependemos sim, amigo, eu da PCERJ, vc da PMERJ.

E dependemos delas porque nós gostamos das nossas instituições, apesar de seus inúmeros problemas e mazelas e, por esse motivo, reclamamos e questionamos tanto tudo aquilo que acreditamos estar errado nelas.

Inclusive isso, essa velha tática do "dividir para conquistar". Aliás, já vi esse filme, antigamente, chamava-se "gratificação faroeste"...

O que me consola é que, felizmente, não estamos sozinhos nessa "dependência sentimental".

Há muitos mais como nós, tanto na PCERJ quanto na PMERJ, que questionam duramente esse status quo arcaico e falido.

E, além de não concordar, não compactuam.

E é questão de tempo, amigo, é questão de tempo...

Porque o silêncio só interessa a aqueles que não querem mudanças, mas, como cantava Elis, "o novo sempre vem"...

Abraços.

Francisco Chao de la Torre
Inspetor de Polícia Civil
PCERJ

Luiz Alexandre | 7 de Janeiro de 2009 01:50

Não, amigo Chao... rs

Você confundiu... Essa fala de: "...pois hj eu posso dizer que tenho outra profissão, não dependo mais da PMERJ pra porra nenhuma..." não é minha, mas de um policial do GAM, que se manifestou assim nos comentários quando fiz uma postagem dizendo que não concordava com a gratificação dos pilotos. Repare que a coloquei entre aspas.

Eu dependo da Polícia sim. Apesar de pingadinho, é certinho... rs

Abraço para você.

Anônimo | 7 de Janeiro de 2009 02:19

VCS SEMPRE QUERENDO MALTRATAR OS CARAS.PARA SER DO BOPE QUALQUER UM PM PODE SE INSCREVER E TENTAR,MAS PARA TENTAR TEM QUE TER CÚ,SER MACHO ESQUECER QUE VAI FICAR PEGANDO GRANA NO BICHO NA BOCA DE FUMO E ETC.VCS DEVEM SABER MELHOR DE QUE QUALQUER CIVIL QUE A TROPA DO BOPE É AQUARTELADA , TREINAM TODOS OS DIAS E DÃO INSTRUÇÃO PARA UMA SERIE DE BATALHÕES.ENTÃO TENTEM , QUEM SABE VC PODE SER UM DELES.

FACA NA CAVEIRA

FELIZ ANO NOVO

Luiz Alexandre | 7 de Janeiro de 2009 08:14

Tá vendo??

Anônimo | 7 de Janeiro de 2009 10:44

Ih, Luiz, é verdade, bobeei, desculpe a derrapada...

Mas, pelo menos, fica registrado o meu apoio ao que vc escreveu, concordo em gênero, número e grau contigo.

Quanto ao companheiro (presumo que seja um colega, já que não se identificou) que postou acima, sentindo-se atacado por uma crítica que não é dirigida a ele, ou aos demais policiais do BOPE, (que considero a melhor a tropa urbana de pronto emprego do mundo, e justo motivo de orgulho da comunidade policial carioca), gostaria de lembrá-lo, com todo o respeito, que pecou três vezes em seu comentário:

A uma, porque talvez inspirado no filme "Tropa de Elite", dividiu a PMERJ em quem "pega grana no bicho e na boca de fumo", ou seja, os convencionais, e quem não pega, ou seja, os que estão no BOPE.

Generalizar é perigoso, caro companheiro anônimo, não cometa esse erro.

Em 2003, mais precisamente no dia de natal, perdi um amigo que foi inclusive meu aluno de Acadepol, chamado André Raposo, e que, antes de ingressar na PCERJ, fora policial militar, lotado no BOPE.

Raposo morreu em Vila Isabel, chegando em casa, na manhã de natal, vindo do plantão noturno na CORE, assassinado por marginais do Morro dos Macacos, liderados por um bandido famoso do mesmo morro que, dias antes, fora preso e "vendido" por policiais militares... do BOPE. Quem era policial, civil ou militar, na época, lembra e sabe disso.

Todos os policiais do BOPE são assim? Não, claro que não. Mas também não é justo alcunhar os "convencionais" de corruptos, até porque há muitos policiais decentes nos batalhões convencionais, e que, a exemplo dos policiais militares do BOPE, também arriscam a vida todos os dias.

A duas, porque tudo nesta vida é transitório, inclusive a juventude e a saúde. Morrer em consequência da profissão faz parte do "pacote", o problema é ser ferido e não morrer, e ficar entrevado em cima de uma cama. Sabe o que acontece com a "gratificação", nesses casos? Eu suponho que ela seja cortada... na PCERJ, pelo menos, é assim.

A três, porque, em que pese a enorme importância e a notória especialização dos policiais militares do BOPE, todos são igualmente importantes. Se os "convencionais" não patrulharem as ruas, atendendo as ocorrências rotineiras, quem o fará? Os homens do BOPE?

Caro amigo anônimo, dos três assaltos que sofri (Av. Martin Luther King, Av. Paulo de Frontin e Av. Brasil) em 14 anos de polícia (não ando desarmado, nem sem carteira funcional ou distintivo) e dos quais reagi a dois, sabe quem foram os primeiros a chegar no local do fato, e a me auxiliar?

Os "convencionais"...

A eles, a minha gratidão.

Eles tem "pecados"?
Sim, tem.
Mas eu também tenho e vc também deve ter...

Aliás, nessa nossa profissão maluca, quem não os têm?

Reflita sobre isso, caro amigo anônimo, e não encare de forma pessoal uma crítica que não foi feita a vc, ou aos demais colegas do BOPE.

A crítica é ao Governo, que, rotineiramente, divide para conquistar... tanto na PMERJ, quanto na PCERJ.

Desculpem por me intrometer nesse assunto, não sendo policial militar, mas na PCERJ temos uma situação parecida. Temos os policiais civis lotados nas DPs convencionais (sem gratificação), nas DPs "legais" (gratificação de R$500,00) e na CORE (gratificação de R$1.000,00).

Eu mesmo sou lotado em uma DP legal, já estive lotado na CORE em duas ocasiões, e já estive lotado em delegacias convencionais.

E tenho amigos em DPs convencionais, legais e na CORE.

Sempre defendi que, ou se paga a mesma gratificação para todos os policiais (porque todos são igualmente importantes, todos tem defeitos, e todos tem qualidades), ou não se paga para ninguém.

Na PCERJ, felizmente, essa questão dos "sem gratificação", "gratificação pela metade" e "gratificação full" e as críticas provocadas por essa situação espúria, não nos desuniram, muito pelo contrário, até porque as constantes remoções na esfera da PCERJ mitigam o impacto dessa medida.

Enfim, paro por aqui, com um pedido: Que nós, policiais civis e militares, não deixemos que os artífices dessa e de outras manobras divisórias e enfraquecedoras comemorem mais uma vitória. A divisão e a discórdia somente nos enfraquecem.

Abraços.

Francisco Chao de la Torre
Inspetor de Polícia Civil
PCERJ

Luiz Alexandre | 7 de Janeiro de 2009 11:42

Para variar temos opiniões idênticas, Chao. Eu não quis nem comentar sobre o que o companheiro falou, que deve ser do BOPE, porque sabia que algum policial responderia.

Nem o BOPE é tão santo como o filme tropa de Elite mostrou nem os "convencionais" são tão ruins. Eu, pelo menos, não sou do BOPE e não sou ladrão, não pego dinheiro do Bicho, de Maquininhas, de Caixas Eletrônicos, etc.

E o pior, que muitos daqui da PMERJ não conseguem ver, é que nas duas Corporações os problemas são os mesmos. Exatamente idênticos.

Como falava um TenCel conhecido, a merda é sempre a mesma, só mudam as moscas.

Abraço Chao e obrigado pela presença constante.

Anônimo | 7 de Janeiro de 2009 16:21

"POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA SÓ É FEITA COM POLICIAIS BEM PAGOS" (Sérgio Cabral em 2006).

SALÁRIOS DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL (EM VIGOR DESDE 2008)

Tabela de vencimentos da PMDF:
______________________________________________________________

CEL....................R$ 15.355,85
TEN CEL...............R$ 14.638,73
MAJ....................R$ 12.798,35

CAP....................R$ 10.679.82
1º TEN..................R$ 9.283,56
2º TEN..................R$ 8.714,97
ASP.....................R$ 7.499,80

SUBTEN.................R$ 7.608,33
1º SGT..................R$ 6.784,23
2º SGT..................R$ 5.776,36
3º SGT..................R$ 5.257,85

CB......................R$ 4.402,17
SD 1ª CLASSE..........R$ 4.129,73
SD 2ª CLASSE..........R$ 3.031,38
______________________________________________________________

É "PEC 300/2008" NA CABEÇA!

A POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL NÃO PAGA BEM, AS OUTRAS POLÍCIAS MILITARES É QUE PAGAM MAL!

“O GOVERNANTE QUE DIZ QUE O ESTADO DO RIO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR MELHOR SEUS POLICIAIS ESTÁ MENTINDO!” (Sérgio Cabral quando era candidato a Governador do RJ).

Anônimo | 7 de Janeiro de 2009 18:03

Uma pena minha gratificação bateu na conta ontem...

Luiz Alexandre | 7 de Janeiro de 2009 19:11

Parabéns.
Se isso é tão importante para você e não acha que há nada de errado, se preocupe em agradar bastante e não deixar aborrecidos nenhum dos seus chefinhos. Porque, senão, você pode tomar um bico de onde está e perder a sua gratificação.
Pena que você não tem ombridade de se identificar, para sabermos todos quem é.
Ahhh... Mas esse negócio de ombridade é besteira. Né??

Anônimo | 8 de Janeiro de 2009 03:12

LUIS ALEXANDRE FIQUE CALMO,ACHO ATÉ QUE TODOS OS POLICIAIS DEVERIAM GANHAR MUITO BEM, MAS TAMBÉM AQUELES QUE SÃO ESPECIALISTAS EM ALGUMA COISA DEVEM GANHAR MAIS QUE OS QUE NÃO TEM CURSO POR EXEMPLO.ENTÃO NESTE CASO O PESSOAL DO CORE E DO BOPE DEVEM SIM GANHAR ESTA GRATIFICAÇÃO QUE NA REALIDADE DEVERIA SER UM SALARIO E OS DEMAIS GANHAREM MELHOR.NÃO FIQUE ABORRECIDO VC LUIS E Francisco Chao de la Torre, NÃO SOU POLICIAL, SOU ENGENHEIRO E NA MINHA PROPIA PROFISSÃO TEM O ENGENHEIRO ESPECIALISTA E O QUE NÃO ENTÃO DESTA FORMA O CARA QUE FEZ ESPECIALIZAÇÃO SEMPRE GANHA MAIS,NÃO VOU ME IDENTIFICAR NÃO POR MEDO, MAS PQ TENHO UMA SERIE DE PESSOAS DE MINHA FAMILIA QUE SÃO POLICIAIS CIVIS E MILITARES.

UM FORTE ABRAÇO E UM FELIZ ANO NOVO COM SEGURANÇA.

MAS VCS DESCULPEM,OS CONVENCIONAIS ESTÃO DEMAIS,SEI QUE NÃO SÃO TODOS,MAS É UMA GRANDE MAIORIA,EU JÁ VI E MUITO , SOU DE VILA IZABEL,ESTOU CANSADO DE VER , PRINCIPALMENTE NO TRANSITO.

Luiz Alexandre | 8 de Janeiro de 2009 13:28

Caro amigo Engenheiro.

Estou calmo. Não é por declarações como essa que ficarei nervoso. Até porque ouvimos e vemos besteiras muito piores no decorrer da carreira de policial. Só acho uma declaração infeliz dessa pessoa em querer menosprezar os outros. Ele esquece que se for baleado, de folga ou serviço, irá reformar sem essa gratificação, propenso a ouvir as mesmas gracinhas de seus ex-companheiros. E será que ele iria gostar de ouvir isso?

Sobre a comparação entre o serviço privado e público, sinceramente, acho difícil de comparar. Até mesmo porque um engenheiro pode ganhar, em determinada empresa, 1.500 reais, e um outro engenheiro, com as mesmas qualificações, ganhar em uma outra empresa, 7.000 reais. No serviço público o mesmo cargo ganha (ou deveria) ganhar o mesmo.

Além disso, se formos falar de qualificação, será difícil mensurar qual deverá ser gratificada ou não. Por exemplo: Um curso de investigação e perícia criminal (perito policial) merece gratificação? Um curso de educação física militar merece? Um curso de batedor de escolta ou ações táticas em moto-patrulhamento? Poderia citar várias especializações que mereceriam, ou não (não sei), gratificações, inclusive adquiridas fora da Polícia Militar (informática, administração, economia).

Além disso, não sei se sabe, mas basta estar lotado, por exemplo, no BOPE, para receber a gratificação. Ou seja, o policial que trabalha no rancho, fazendo comida, ganha. O policial que faz faxina, ganha. O policial que é ordenança do Comandante, ganha.

Torno a repetir que não estou criticando de receberem gratificação. Até concordo que especializações sejam gratificadas, mas a gratificação não pode ser maior que o salário. A gratificação não pode ser um diferencial tão desproporcional. Porque assim você cria castas dentro do mesmo meio social.

Ano retrasado, repito essa história, conversei como uma técnica judiciária do TRE. Ela me disse que ganhava de salário em torno de oito mil e quinhentos reais. E por ser secretária do Juiz, ganhava mais uma gratificação de 800 reais. Ela contou que antes, ocorria lá, o que ocorre na PM hoje. Os salários eram baixos e as gratificações muito altas. Eles (funcionários) se concientizaram e lutaram JUNTOS por uma mudança disso. Hoje, ocorre o contrário, os salários é que são altos e as gratificações baixas (comparativamente aos seus salários).

Sobre o senhor falar que os 'convencionais' estão demais, acho que honestidade e caráter não vêm junto com um curso, uma especialização, uma farda, um terno, ou qualquer outra coisa. Honestidade e caráter vêm somente da pessoa. Então, não acredito que por ser 'convencional', ou não, o policial seja mais ou menos honesto.

Abraço e feliz ano novo.

Anônimo | 9 de Janeiro de 2009 19:19

Sr Cap Alexandre
Boa Tarde.
Em primeiro lugar,desejo um feliz2009,extensivo ao irmãos daPMRJ e PCRJ. Com relação a esse tipo de pagamento, intitulado, gratificação, pessoalmente não concordo. Sou SubTen da PMMG e trabalhei vários anos no Policiamento Ambiental, onde, até hoje, " damos lucro ao Estado ", porque lucro? Devido aos inúmeros Autos de Infração, multas pesadissimas. Daí pergunto? È justo o policial de meio ambiente, receber uma gratificação? Acho que não, a PM tem várias modalidades de policiamento, mas somos PM. Da mesma forma que a PC, não entro no mérito,por falta de conhecimento, mas tenho um irmão na PCMG e acredito que tb não recebem. Gostaria de deixar claro que meu comentário diz respeito ao Estado de MG. Não quero me indispor virtualmente com os amigos da PMRJ. Ate porque tenho a PMRJ como a melhor do País. A proposito,um grande abraço do amigo daPC que fez comentários, muio lúcido.
Fica aqui meu registro.
Sub Ten PMMG

Subten Esteves | 8 de Janeiro de 2009 22:48

Minha continência Capitão, como sempre um artigo lúcido, objetivo... e aproveitando (não resisti) para dar um recado:

Caro anônimo FACA NA CAVEIRA, palavras monossílabas terminadas em U não possuem acento, portando pra ser do BOPE o seu CU é sem acento. Mesmo para ser mal educado deveria o fazer corretamente. E ainda bem que pra ser do BOPE e ganhar mil reais de gratificação parece não precisar fazer prova de língua portuguesa, não é mesmo?!

Meireles | 8 de Janeiro de 2009 21:16

Cap Luiz Alexandre:
Minha continência,muitos ao lerem esse comentário, vão logo falar, hi esse é puxa saco. Mas assim como me orgulho de ter sido comandado pelo Cel Esteves, eu me refiro ao Senhor, quando quero falar de um Oficial honesto e leal. Fico feliz pela luta do Senhor, em tentar mostrar para o público em geral, as mazelas que imperam em nossa PMERJ, sempre divulgado nesse espaço, por enquanto democratico.
Eu aprendi a gostar da PMERJ, mas estou muito triste pelo descaso dos governantes e a podridao que reina nos batalhoes. Mas continuo esperançoso, que um dia surja um homem integro e com moral que possa mudar esse sistema corrupto e ilegal que reina em nossa briosa, nos dando dignidade e orgulho de ser Policial Militar.
Um grande abraço para o Senhor, e sempre que puder estarei nesse espaço colaborando.
Juntos somos FORTE, mas com essa divisão interna fica dificil.

Anônimo | 8 de Janeiro de 2009 21:53

REALMENTE A HONESTIDADE E CARETER É COISA QUE SE ADQUIRE NOBERÇO DA FAMILIA,MAS INFELIZMENTE HOJE ATÉ A FAMILIA ESTA ACABANDO,E ACABA TENDO VARIOS HUMANOS CORRUPTOS,SEJAM POLICIAIS OU PROFISSIONAIS LIBERAIS.ENTRETANTO NÓS MORTAIS FOMOS EDUCADOS QUE POLICIAL, JUIZ E OUTRAS ATIVIDAES ERAM PESSOAS HIPER HONESTAS, MAS SABEMOS QUE TODOS OS HOMENS SAO FRUTO DE UMA SOCIEDADE,MAS CABE A CADA UM DELES FAZER SUA PARTE.VC ENTENDEU MEU CARO.

Luiz Alexandre | 10 de Janeiro de 2009 20:40

Caros amigos.

Desculpem a demora na liberação dos comentários. Fiquei sem internet e não tinha como fazer a liberação.

Obrigado aos amigos pelo apoio às idéias. Tenho certeza que um dia, juntos, com idéias diferentes dessas mesmices de sempre, mudaremos nossas Políciais Militares.

Abraços.

SD PM MARZZOLLO | 10 de Janeiro de 2009 23:46

Minha continência Capitão, fico feliz em saber que junto com os praças existem oficiais lutando por uma PMERJ melhor!!!
Em relação aos desvios de condutas que muitos do povo gostam de realçar nas policias tanto na PMERJ quanto na PCERJ, farei ao contrário.Médicos já foram presos vendendo órgãos para transplantes, Juízes foram presos pela PF vendendo sentenças, Fiscais de Renda recebem "presentes" das empresas. Antes de ser PPMM sou Técnico em Contabilidade há 15 anos, fui para a PMERJ por opção e não por falta de emprego!!! Luto e sempre lutarei para melhorar a imagem da PMERJ!!! E qualquer um antes de criticar a PMERJ e seus integrantes, reflita se em todos os anos de sua vida não cometeu nenhum erro, nenhum deslize!!!!

Anônimo | 11 de Janeiro de 2009 19:00

Como sempre minha continência. Além da questão da gratificação, também temos OPMs com Riocard e outras não (BPRV, BPFMA etc).
Lembre-se que ainda temos a mazela da Lei da Pecúnia em que alguns Policiais foram beneficiados, e com isso tem acréscimos de 50% ou mais de gratificações em seus vencimentos. Dividir para conquistar. Como somos MAL administrados. Os interesses individuais sobressam sobre os interesses coletivos da PMERJ e de toda a sociedade que clama por uma Polícia melhor, mais eficiente e digna.
Império ìmpar. Asp 2005.

eXTReMe Tracker